7 de janeiro de 2016

Descongestionante Nasal - Os perigos do uso em excesso

Oi gente linda,

Vamos dar start em 2016 falando sobre saúde?

Quem é aqui de São Paulo sabe o quanto nosso nariz sofre com o tempo seco. Coça, irrita, incomoda e fica entupido. E quando isso acontece muita gente recorre aos descongestionantes nasais.
Como são vendidos sem receita médica, os descongestionantes nasais parecem inofensivos mas estão bem longe disso. O uso contínuo de excessivo pode trazer consequências para a saúde.



De acordo com o Centro de Assistência Toxicológica ( Ceatox ) do Hospital das Clinicas da cidade de São Paulo, os descongestionantes ocupam o terceiro lugar na lista de problemas causados por efeitos colaterais e uso incorreto de remédio, perdendo apenas para os anti-inflamatórios e os analgésicos.
Muita gente se diz viciada em descongestionante e não é só força de expressão. Os medicamentos trazem em sua composição nafazolina, fenoxazolina e oximetazolina que causam dependência e que pode acarretar em riscos cardiovasculares, como taquicardia e angina. O vicio pode levar à rinite medicamentosa. Quanto mais se usa, menor é o tempo de ação da droga. Em casos mais graves pode levar à perda do olfato.

Quando pingamos o descongestionante os vasos se contraem, desincham e sobra mais espaço para a passagem do ar. Horas depois do uso acontece o que os médicos chamam de efeito rebote, ou seja as narinas dilatam e você sente o efeito contrário. Com o tempo as pessoas aumentam a dose do remédio.

Em crianças os riscos podem resultar até mesmo em óbito, por isso o remédio não é recomendado. A superdosagem pode resultar em um choque com falta de ar e parada cardíaca.

Alternativa:

A melhor forma de evitar o uso desnecessário do remédio é substitui-los por soro fisiológico a 0,9% duas vezes ao dia - manhã e noite - associado ao uso de corticoides nasais. A junção forma uma solução capaz de oferecer praticamente o mesmo resultado dos descongestionantes.
Para evitar irritações na mucosa do nariz, o soro deve estar em embalagem especifica para aplicação nasal e pode ser "pré-aquecida" antes do uso. Manter este produto conservado na geladeira pode ser prejudicial ao quadro alérgico, uma vez que a solução fria irrita a via respiratória.

Que tal começar o ano dando adeus a esse veneno ? Não deixe para amanhã, aposente agora mesmo esse remedinho que parece tão inofensivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link do seu blog - créditos

Tema Base por Butlariz