15 de dezembro de 2015

Tudo sobre umectação + óleo de coco.

Oiiii lindezas,
Adivinhem só? Dica de cabelo de novo!! Aeeee.
Quem já acompanha o blog sabe que sou aloka das receitas caseiras e naturebas.Bom, barato e natural. Esse é o lema quando falo sobre cabelos.


Percebi que sempre passava as dicas para as amigas pela metade, achando que todo mundo já sabe como faz essas coisas. Mas a verdade é que sempre há quem ainda não conheça as dicas e precise de uma explicação mais detalhadas e completa.

As duvidas mais frequentes são: como aplicar, como retirar dos fios sem pesar e quais os benefícios dos óleos vegetais nos fios.

Vamos a alguns tópicos importantes:

O que é umectação?
É um processo onde se usa um óleo ou manteiga vegetal nos cabelos para repor a carga lipídica, a gordura, a oleosidade (boa) do fio. 

Para que tipo de cabelo serve?
Para TODOS. Descoloridos, alisados, tingidos, crespo, natural, normal, oleoso, ressecado, ou seja todos MESMO. 

Por que fazer umectação? Quais os benefícios terei?
Por se tratar de uma processo feito com produtos naturais, sem nenhum agente químico nocivo aos fios e livre de conservantes, a umectação vai fazer a doação e reposição dos componentes contidos em cada óleo de uma forma concentrada e pura. Por isso o efeito desses ingredientes é extretamente potente e visível. Em geral os efeitos mais comuns são cabelos muito alinhados, sem frizz, brilhantes e maleáveis.

Tenho os fios oleosos, isso irá piorar?
Não. N-ã-o. Prestou atenção? Vou repetir só por garantia: N Ã O
O óleo sai totalmente dos fios na lavagem. Desde que você faça isso da forma correta - retirar com água morna para "derreter" o óleo dos fios -. O cabelo absorbe os nutrientes e não oleosidade. Fique tranquila. 

Qual óleo devo usar?
Óleos de origem vegetal que sejam EXTRA VIRGEM. Não pode usar óleos com nenhum tipo de petrolato na fórmula. - ex: óleo mineral, parafina liquida ou petróleo. - Isso por que esses agentes criam uma capa no fio que impedem que os nutrientes e até mesmo a água penetre no fio. Procure utilizar óleos 100% puros.

Quantas vezes por semana devo fazer e quanto tempo deixar nos fios?
Você pode fazer 1x - no máximo 2x - por semana de 15 em 15 dias. O ideal no meu caso é 1x só, já fiz duas vezes na mesma semana e senti os fios pesarem, 
Recomendo que deixe o óleo agir por 2 horas nos fios, ou se preferir, aplique antes de dormir e retire na manhã seguinte,

Aplicar nos cabelos limpos ou sujos?
Bom, tanto faz. O fato é que após a umectação você vai precisar lavar os fios, então eu sempre faço quando os fios estão sujos. 

Como aplicar?
Você deve aplicar em toda a extensão dos fios, da raiz as pontas. Sim, raiz. Aplicando óleo na raiz dos fios você "passa a perna" no seu organismo e faz ele entender que você já está produzindo a oleosidade necessária e com isso diminui a produção do óleo nos fios, então se você assim como eu tem a raiz oleosa, não tem problema algum, ok ?
Aplique mecha a mecha, massageando e com bastante produto.

Nas fotos de antes e depois o resultado fica bem evidente, as pontas seladas e o frizz bem controlado, Quem é loira sabe o quanto é difícil deixar os cabelos controlados, brilhosos e hidratados. 
Umectação é uma das minhas hidratações favoritas. Além do cheiro MARAVILHOSO que o óleo de coco deixa nos fios, ele é um alisante natural - igual ao amido de milho que contei aqui -.

Se você gostou do post e não quer perder mais nenhuma dica, clica aqui e curta a pagina do blog. Lá sempre rola dicas rápidas além de você receber a notificação de que posts novos estão rolando por aqui !

Se fizer a umectação não deixa de comentar lá no facebook e postar um antes e depois pra eu ver como vocês ficaram.

Um beijo no coração e até a próxima.

2 comentários:

  1. Eu uso óleo de coco e amooo! Mega salvou meu cabelo. Aprendi com a Yasmim Brunnet no snap kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga, sério
      eu uso já faz dois anos
      é a viiiida do meu cabelo

      Também vi a Yasmim falando dele no snap *-*

      Excluir

Link do seu blog - créditos

Tema Base por Butlariz