30 de outubro de 2015

Lições que aprendi com meus avós

Me encontro no meio do caminho de quem tem avós e de quem não tem. Morei a vida toda com meus avós maternos - atualmente somente com a Nonna pois o Nonno há dois anos decidiu brilhar no céu - meu avô paterno faleceu sem ter contato com nenhum dos netos pois abandonou a família e minha avó paterna apesar de viva tem uma relação um tanto quanto estranha comigo e minha irmã. Ela gosta de todos os netos, mas eu e minha irmã sempre fomos as "excluídas".

Quem teve a preciosa oportunidade de conviver com os avós com certeza levam pra vida lições maravilhosas e sábias. Com certeza essa lista vai trazer belas recordações para os que tiveram essa sorte e o gostinho para aqueles que não conseguiram.
Nonno João Oswaldo Viel e Nonna Maria Aparecida Evangelista


1- Tenha paciência.
Todos os dias quando saia para o trabalho e me despedia dos meus avós, eles me aconselhavam: Seja paciente, sei que as vezes pode ser difícil, mas trate as pessoas bem.
Nós nunca sabemos quais problema as pessoas estão enfrentando na vida, por isso devemos sempre deixar marcas boas nelas, mesmo que seja somente através de um bom dia e um sorriso. Os nossos problemas são só nossos e não devemos descontar em quem está ao redor.

2- O trabalho te mantém vivo
Meu Nonno começou trabalhar muito cedo, aos 16 anos já era chefe do setor de lixas da empresa de Fósforos Granada. Vindo de família humilde construiu sua vida e a de nossa família com o esforço e suor de seu trabalho. Foi taxista, fazia o transporte de pedras para a construção da estrada Anchieta e dono de um restaurante famoso na cidade.

Desde que comecei a trabalhar, seu principal conselho foi: Poupe dinheiro. Todo mês guarde um pouco. Quem guarda sempre tem.

Ele me ensinou que o importante é investir o dinheiro no que gere fluxo de caixa pra que nunca nos falte. Terrenos, salas comerciais ou residenciais para alugar ou vender.

3- Sempre dê valor ao que você tem.
Mesmo que seja pouco, mesmo que não seja exatamente aquilo que você queira, agradeça. Desde a comida que tem á mesa, até o sapato que tem nos pés.

4- Honestidade e caráter
Se para conquistar alguma coisa você precisa trapacear, passar por cima de alguém ou fazer alguma coisa que fuja da honestidade, então não vale a pena.
Caráter é aquilo que você é quando ninguém está vendo.

5- Esteja por dentro das noticias. 
Seja lendo jornal, assistindo a televisão, pesquisando na internet ou como meu avô fazia: ouvindo o rádio.
Uma pessoa não pode nunca estar alienada ás coisas que acontecem ao seu redor. Informação faz o cérebro trabalhar e você sempre vai ter assunto para conversar com os outros, isso te faz uma pessoa interessante.

6- As plantas são nossas amigas
Aqui em casa tem verde por todos os lados. Meu avô passava o dia todo cuidando dos jardins, limpando, regando e podando.
Minha avó conversa, rega e elogia suas roseiras, trepadeiras e orquídeas.

Com isso uma lição fica subentendida: Amor, carinho e cuidado. Tudo o que é de Deus merece atenção,

7- Ouça mais, fale menos
Se alguém tem uma historia para contar, ouça. Aprender com as experiências dos outros é ser sábio.
Mas não saia contando seus problemas, compartilhe somente o que é bom. Problemas familiares são resolvidos em casa e ninguém precisa ficar sabendo.

Mesmo havendo choque de gerações. mesmo com a idade avançada, as lições são valiosas e eternas, Não existe duvidas de que passarei todas aos meus filhos;
Meu orgulho é imenso, minha gratidão é eterna!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link do seu blog - créditos

Tema Base por Butlariz