19 de outubro de 2015

Dicas e duvidas sobre tatuagem + as historias das minhas

Quando o assunto é tatuagem, dificilmente você veja alguém que não tenha uma opinião formada sobre o assunto. Há quem ame, porém mesmo estando em 2015 há quem repudie, discrimine e tenha pré-conceitos com quem optou por marcar a pele de maneira  definitiva e tão pessoal.


Um pouco da historia:


A tatuagem surgiu primeiramente entre tribos e clãs, como fato distintivo de grupo. Há mais ou menos 3500 anos atrás. Foi comprovada uma tatuagem em uma múmia do século VII . Com as evoluções sociais a tatuagem passou a ser uma expressão de personalidade, uma marca particular do individuo.
A tatuagem também era usada para marcar passagens da vida, tais como: o nascimento, a puberdade, a reprodução e a morte. Em tempos modernos a tatuagem se popularizou entre os marinheiros e décadas depois se disseminou e tornou-se comum entre os presidiários. Por conta disso, muito dos tatuados foram marginalizados durante anos.

Há quem acredite que tatuagem é pecado (você pode ler um texto claro e sucinto sobre o assunto clicando aqui) e há aqueles que usam a tatuagem para registrar sua fé. O assunto é polemico e divide bastante opiniões.

Fazer uma tatuagem não pode ser uma decisão impulsiva, por isso vim te ajudar com algumas dicas e respostas de algumas perguntas frequentes.


1-  Um bom profissional / Studio


Procure por um estúdio com alvará de funcionamento, cnpj, autorização da vigilância sanitária e pelo menos um certificado de Biossegurança. Isso irá garantir a sua integridade física. O profissional precisa ter os equipamentos específicos para assepsia, um certificado registrado por médico patologista para garantir que o profissional sabe manusear os equipamentos de esterilização e desinfecção do local.
É sempre legal conhecer o trabalho do tatuador, seja por fotos ou por indicação de amigos, para garantir que seu desenho ficará exatamente da maneira que você desejou.

2-  Qual o valor devo pagar?


Lembre-se que na maioria das vezes o " barato sai caro " e que tatuagem não deixa de ser uma obra de arte, por isso o valor depende do estúdio, reputação do profissional, infra-estrutura da loja e principalmente da qualidade oferecida tanto nos desenhos quanto no material utilizado.

3- A escolha do desenho x local 


A escolha do desenho e do lugar do corpo onde será tatuado é a segunda decisão mais importante. É importante ter em mente que a tatuagem é um desenho permanente, por isso questione-se se você vai conseguir conviver com aquela marca no seu corpo pro resto da vida, não faça desenhos só porque estão na moda.

4- A hora H


Studio, desenho e local escolhidos, chegou o grande dia. Não esqueça de estar descansado para garantir que vai  relaxar durante o procedimento e alimentado com uma refeição leve e nutritiva para evitar quedas de pressão e náuseas. Não se esqueça de manter o local que está sendo tatuado imóvel para que não haja linhas tremidas e interferência no bom desempenho do profissional. Caso sinta algum mal estar, peça que o tatuador dê uma pausa para que você descanse e lembre-se uma vez começada não há como voltar atrás.

5- Como cuidar da minha tatuagem


As instruções de cuidados varia muito de profissional para profissional. Alguns pedem que seja feito o uso de plastico filme por pelo menos três dias, junto com o uso de pomadas a base de D-Pantenol e há os que indiquem a boa higienização com sabonete antibactericida e pomadas dispensando o uso do plástico filme pois "abafar" a tatuagem cria-se um local mais propicio ao desenvolvimento de bactérias e micro-organismos Siga as indicações do seu tatuador.

6- Alguns mitos sobre tatuagem: 


Beber para anestesiar; O álcool não anestesia local algum, pelo contrário faz com que você se sinta mais incomodado, ansioso e acaba te deixando agitado e atrapalhando o desempenho do profissional.

Anestesiar o local: Nenhum profissional de tatuagem tem permissão para fazer o uso de anestésico por se tratar de uma pratica ilegal da medicina. Isso porque ele não está capacitado para realizar qualquer procedimento caso a pessoa seja alérgica ou tenha um choque anafilático.

Tatuagem em numero par dá azar? haha na verdade isso é um mito muito popular, mas se você acreditar,,,quem sabe?

Minhas tattoos e historias: 


Tenho contato com tatuagens desde que nasci por intermédio dos meus pais. Meu pai carrega no corpo somente duas, porém minha mãe: perdi as contas ! rs
Aos 18 anos fiz minha primeira tatuagem e obviamente foi a mais clichê e sem ter como errar e me arrepender. Fiz o nome da minha mãe!
De todas com certeza essa foi a que menos doeu, apesar de ser no pé  um local onde muita gente relata bastante dor. Acho que a excitação era tanta, que não doeu quase nada.

Tatuagem feminina no pé
Feita em 2010 por Nicolau Neagu
Halloween Studio Tattoo 

E quando dizem que depois da primeira é difícil parar é totalmente verdade. A segunda tatuagem veio dois anos mais tarde e então decidi que queria uma maior e colorida. Então decidi por duas borboletas com arabescos na região da cintura descendo para a lombar. Essa foi feita em duas sessões: a primeira para traçar e a segunda para colorir.
A dor é suportável porém incomoda bastante na área da cintura.

Tatuagem feminina na cintura
Feita em 2012 por Tiko
Dragons Tattoo
No mesmo ano um grupo de amigas decidiu que seria uma boa ideia entrar na moda dos infinitos para eternizar nossa amizade e companheirismo. Eramos 7, hoje em dia só tenho contato com 3 ! Obviamente a primeira coisa que passa pela cabeça é: Que merda ! Não deveria ter feito. Mas, fizeram parte da minha historia, por isso até hoje não cobri.
Essa também não doeu nada.

Tatuagem feminina no pulso
Feita por Rafael Ortega
Dragons Tattoo
Em 2013 quando completei 6 anos de namoro decidi tatuar a frase da nossa música.
" Só enquanto eu respirar vou me lembrar de você " de O teatro magico.
Tatuagem para/com namorado é sempre um tema que causa bastante polemica. Já perdi as contas de quantas pessoas me criticaram. Mas quer saber? Problema delas ! ;)
O local é bem incomodo e me lembro exatamente de sentir cada letra ser contornada e tatuada. Mas a dor foi recompensada pelo sorriso e os olhos brilhando quando ele viu a tatuagem pela primeira vez.

Tatuagem feminina nas costas
Feita por Nicolau Neagu em 2013
Halloween Studio
Nesse mesmo ano me aproximei de Deus, tive certeza de que a religião que me completava era o espiritismo kardecista. Minha fé ficou mais sólida e decidi que queria ter isso estampado na pele.
Essa região da perna dói bastante, de todas essa foi a unica que passei mal e senti a pressão cair. Foi feita em duas sessões: a primeira para contorno e a segunda para sombrear e pintar a pedra central.

Tatuagem feminina na pernaTatuagem feminina na perna

 Depois de tantas tatuagens com significados fiz uma só porque gostava do desenho, sem nada de especial. Sempre gostei de tatuagem nos braços. Em janeiro deste ano encontrei o desenho perfeito. Rosas são lindas e aqui em casa demos umas 7 roseiras no jardim. É de família gostar tanto delas.
Tatuagem feminina no braço
Feita por Rogério Arcoverde em 2015
Los Brothers Tattoo

Em março quando passei pela fase mais difícil do ano ( contei aqui ) minha irmã fez uma tatuagem pra mim de surpresa e então eu decidi retribuir. Escrevemos " Sorella " que é irmã em italiano, já que nossos bisavós eram filhos de imigrantes italianos,


A minha.
A dela
E a ultima e mais recente, foi um presente de aniversário de uma amiga muito especial. Dessa vez decidimos que faríamos uma tatuagem igual, porém não com o mesmo significado do infinito; Fizemos juntas, porém não como promessa de eternidade, somente para simbolizar essa boa fase e companheirismo que estamos vivendo.

Halloween Studio tattoo: Rua Erasmo Braga 535 - Presidente Altino / Osasco- Sp
Tel: 11 3699-4608

Dragons Tattoo: Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo 309 - Centro / Osasco-Sp
Tel: 11 3654-3041

Los Brothers Tattoo: Avenida Prestes Maia 659 - Jardim de Abril / Osasco-Sp
Tel: 11 3691-3215



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link do seu blog - créditos

Tema Base por Butlariz