27 de outubro de 2015

Como decidi estudar em casa (autodidatismo) + dicas para se organizar

Olá meninas,

Desde que terminei o ensino médio em 2009 - porrãn, faz tempo mexmo hein?- tive dois problemas quanto a continuação de estudo:

1- Não sabia qual curso queria fazer
2- O dinheiro era curto e eu sempre precisei dividir entre: gastos pessoais x contas de casa

E então, depois que perdi o emprego e me vi parada decidi que precisava investir no meu futuro da maneira que fosse possível. Uma das minhas opções sempre foram cursos na área de tecnologia, fossem ele analise e desenvolvimento até webmaster. Tudo o que sei sobre html e photoshop aprendi na raça com muita pesquisa e persistência.

Durante a pesquisa encontrei vários cursos com baixa carga horária, porém com certificado. Até que encontrei o site da Fundação Cecierj disponibilizando gratuitamente as aulas de EAD Tecnologia em Sistemas da computação.
O curso conta com 600horas/aulas divididas em 15 categorias! Você pode prestar o vestibular para garantir o diploma dos 3 anos de curso, mas também pode ter acesso às aulas pela internet, sem o diploma.

" O conhecimento é a única coisa que ninguém pode te roubar "



Não sou uma pessoa que consiga ser 100% disciplinada, mas desde que decidi estudar em casa precisei estabelecer algumas "regras". Como não há ninguém cobrando, estabelecendo horários e limites isso coube a mim fazer esse papel.

Algumas dicas pra quem decidiu estudar em casa e que funcionaram comigo:

É preciso estabelecer horários
Quando temos flexibilidade acabamos colocando outras atividades a frente do momento em que separamos para o estudo. Procrastinar é o que deve-se evitar ao máximo. Você precisa ter em mente que o seu rigor e comprometimento é que trará bons frutos no futuro. Se você estabeleceu 1 hora e meia de estudo, siga rigorosamente.O ideal é criar uma rotina estudando sempre no mesmo horário, 

Desligue o celular e fique offline
Matenha-se longe do celular, redes sociais e outras distrações durante esse período.Eu costumo deixar o celular em outro comodo da casa e manter o fone de ouvido isolando o máximo de barulho externo. Como uso a internet como fonte de pesquisa e as aulas são onlines, preciso sempre estar me policiando para não abrir nenhuma pagina que não esteja alinhada com as aulas. No começo foi bem difícil fazer as pessoas entenderem que a decisão de estudar em casa exige muito empenho e seriedade e por vezes alguns riram ou tentaram me distrair, por isso mudei o horário de estudo para o momento em que a casa está em silencio e todos recolhidos em seus quartos. 

Separe um cantinho para estudar
Estudar sempre no mesmo lugar e horário ajuda a criar rotina e fazer o cérebro assimilar a seriedade e comprometimento com a situação. Tento um cantinho reservado você pode deixar anotações e livros a mão facilitando o estudo.

Não fique com duvidas.
Só porque você decidiu estudar em casa e sozinho, isso não significa que você precise sofrer. As vezes o assunto parece confuso e ficamos com duvidas. Quando as informações começam a embaralhar, pare alguns minutos, volte a aula para ouvir novamente e procure ajuda. A internet é um recurso vasto e maravilhosos, existem fóruns para discutir assuntos diversos. Se você está fazendo um curso com plataforma que tenha como opção conversar com o tutor do curso, use-o !


É importante dizer que defendendo o autodidatismo não estou de maneira nenhuma desvalorizando a importância e essencialidade de um professor e de escolas.
Conhecimentos essenciais são melhores acessados quando podemos entrar em contato com grandes mestres.

Se seu interesse é em áreas como medicina, engenharia e direito é melhor que você procure um método de ensino tradicional. Já se você se interessa por programação, línguas e marketing por exemplo, tem grandes chances de se virar por conta própria.

Muito mais informações e links, você pode encontrar clicando aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link do seu blog - créditos

Tema Base por Butlariz